
Contexto
Num período em que o contacto dos jovens com a natureza parece ser cada vez mais escasso, procuramos ser um lugar seguro, confortável, aberto à exploração, à interrogação, à criatividade e em constante construção de conhecimento aliado à observação de diferentes ecossistemas. Acreditamos que podemos replicar alguns processos da natureza na nossa sociedade, como o exemplo de algumas Faias que vivem em comunidade, comunicam e trocam nutrientes através das raízes.
Acreditamos que a transversalidade do conhecimento é essencial para o nosso crescimento e, para tal, exploramos diferentes áreas de intervenção como a ecologia, a arte e a comunidade.
Recorremos à pintura, desenho, teatro, reflexões, construção de hortas, e falamos sobre a sociedade, as emoções e as amizades e alimentamos o pensamento crítico, sendo os jovens o centro da aprendizagem.

Programa Sintrópico
Trabalhamos em cinco áreas de intervenção:
-
Consciência do eu e do ecossistema;
-
Ecologia e sustentabilidade;
-
Reutilizar, transformar e criar;
-
Sociedade, cultura e mundo;
-
Coesão territorial e geracional.

Missão
promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens através da gestão das competências socioemocionais, promoção da saúde mental e do bem-estar, fomentar a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a participação cívica através de princípios agroecológicos.
Queremos estimular a autonomia, a liberdade na aprendizagem e a cooperação.

Competências Socioemocionais
Durante as Oficinas desenvolvemos nove sementes que, depois de semeadas, germinam diferentes competências socioemocionais.
Em cada workshop focamo-nos em três a quatro competências: Autoconhecimento, Curiosidade, Pensamento Crítico, Criatividade, Empatia, Colaboração, Resiliência e Consciência Social.

Valores
Ética
Respeito
Equidade
Empatia
Colaboração